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Ramarim Calçados

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Como é de conhecimento público, novas exigências legais modificaram sensivelmente as regulamentações contábeis e fiscais a partir de 2006, que aliado às necessidades de melhor gerenciamento, exige dos seus dirigentes, uma mudança de postura na condução dos seus negócios.

Diante deste novo cenário, que embora se apresente mais complexo, inegavelmente representa a evolução do modelo tributário e contábil. Estas alterações dos processos legais não só inseriu em nosso cotidiano uma nova realidade, como também, exigiu a quebra de alguns paradigmas.

Nossa visão foi que, diante da complexidade da legislação tributária, fiscal, previdenciária e contábil, bem como, das particularidades da atividade da empresa, necessitaríamos de uma empresa que detivesse ?know how? para fazer com perfeição estas atividades.

Desta forma, para os processos legais, foi contratada em Novembro de 2008 a JB Software Ltda – uma empresa especialista no segmento de ERP Fisco/Contábil. Nossa opção foi somar. A modalidade de trabalho, simplesmente, permitiu dobrar o número de pessoas e o quadro de profissionais em TI comprometidos na resolução da mesma demanda e de quebra adicionou uma gama de especialistas contábeis, tributários e fiscais ligados a tecnologia.

Os benefícios foram múltiplos. Várias áreas da empresa sofreram processos de modificações para atendimento das exigências que, por consequência, possibilitaram o melhoramento profissional do quadro.

O trabalho desenvolvido pela empresa responsável pelas áreas fiscais, tributária e contábil, possibilitou que os profissionais destas áreas na empresa pudessem realizar todos os processos utilizando uma única aplicação, garantindo coesão e integridade das informações; tornou desnecessário o encaminhamento das alterações legais para a empresa de ERP; dispensou o trabalho auxiliar na análise, testes e homologação das novas demandas; os processos passaram a vir prontos para a empresa, analisados, desenvolvidos e homologados por equipes de especialistas em tecnologia e na regra de negócio; o tempo consumido em estudos e planejamento tributário, visando a redução da carga tributária, na forma legal, foi sensivelmente reduzido e a qualidade amplamente melhorada.

Esperava-se alguma turbulência na fase de transição, porém, podemos afirmar que a parceria nos trouxe tranquilidade, agilidade e segurança, que creditamos ser fruto de nossa decisão de nos antecipar aos prazos legais na busca de uma solução; do bom relacionamento entre a empresa desenvolvedora do ERP Empresarial com a do ERP Fisco/Contábil; e certamente, da escolha de uma empresa idônea e especialista, focada exclusivamente nas áreas fiscais, contábil, tributária.

Concentramos-nos agora, em tão somente nos inteirar da teoria e executar os processos com maestria.

Convencemo-nos mais uma vez do acerto da decisão frente à postura da empresa em razão das novas nuances inseridas na legislação após o fechamento do negócio. Fomos prontamente atendidos e com elevadíssimo grau de confiabilidade.

Citamos algumas obrigações preponderantes, como o FCONT, que foi disponibilizado pela JB a todos os clientes no dia seguinte ao da publicação da norma. A alteração integral da DIPJ que em lugar de ser extinta, conforme apregoa o projeto do SPED, teve mais de 600 alterações obrigando a reentrega das informações do FCONT juntamente com esta, que nos obrigaria a uma digitação dupla de dados complexos, possibilitando erros operacionais e ainda a mudança do leiaute da IN 86 (SINCO Fiscal) para utilização com o PERDCOMP;

O desafio para 2011 continua, especialmente para as empresas de grande porte ou sujeitas a acompanhamento tributário econômico diferenciado e ou tributadas pelo Lucro Real, que terão pela frente a implantação do e-Laur; da EFD do PIS/COFINS; as ampliações do SPED Fiscal com a incorporação do CIAP e a instituição do P3 ? Livro de Controle da Produção e Estoques, além de novas mudanças legais que fatalmente surgirão.

Poder contar com empresas como a JB Software Ltda e com a Mercantec Soluções Contábeis Ltda, (Franqueada Regional da JB) foi uma excelente opção, que com certeza, minimiza o impacto das alterações necessárias e nos dá a tranquilidade necessária para seguir em frente concentrando nossos esforços na administração de nosso negócio.

Podemos dizer com orgulho, depois de dois anos da implantação deste modelo, que a decisão foi acertada. Além de ter sido cumprido com antecedência todas as exigências legais, ficou plenamente demonstrado também, a grande competência e habilidade da JB Software Ltda e da Mercantec Soluções Contábeis Ltda, na geração de informações não só legais mas de conhecimentos como base para análise do negócio e a tomada de decisões. Recomendamos.

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