No dia a dia de um salão de beleza, é comum faltar tempo para cuidar da parte mais burocrática do negócio, que vão do agendamento até comissionamentos e relatórios. E quanto maior for o movimento e a clientela, mais complicado fica de acompanhar e distribuir de forma correta as informações.

Mesmo sendo extremamente difícil, algumas ferramentas simplificam esse tipo de trabalho, além de oferecer um controle constante de cada ação. Nesse texto, você confere algumas dicas para extrair do Sistema Graces um uso mais otimizado também nesses aspectos, para não ter preocupação durante a execução dos seus serviços.

Relatórios

Os relatórios disponibilizados na plataforma têm uma grande variedade de informações, e algumas delas caem como uma luva até para a criação de campanhas de Marketing. A taxa de retenção dos clientes pode servir para entender em quais pontos pode ser interessante focar na hora de atender e oferecer produtos e serviços. A frequência de visitas também pode oferecer parâmetros para fidelizar o cliente, entendendo quais as principais necessidades dele, o que ajuda muito na criação de personas.

O sistema também oferece medidas de novos clientes por mês, ticket médio por cliente e por profissional, faturamento geral e por tipo de recebimento, entre outras vertentes. O importante é notar que essas informações ajudam em muito até para eventuais premiações e reajustes de salário, entendendo quais são os funcionários mais rentáveis e com melhor atendimento.

Comissionamento

Outro grande problema para quem gerencia uma equipe de profissionais é determinar o exato valor a ser pago a cada colaborador, e ter um sistema inteligente trabalhando no controle disso é primordial para evitar dores de cabeça. Nesse aspecto, a ferramenta oferece um grande controle até no quesito de custos operacionais, para assim saber quais descontos devem ser feitos. Também é possível definir uma porcentagem por serviço ou por profissional, para pagar proporcionalmente sem dores de cabeça. É uma ótima solução de gestão de pagamentos comissionados.

Caixa

Lidar com questões financeiras exige estudo, prática e muita paciência, coisa que nem sempre é possível cultivar ou dispor. Por isso, ter um sistema que organiza tipos e formas de pagamento e até o recebimento de gorjetas é quase imprescindível para não perder horas do seu dia quebrando a cabeça com esses cálculos. E o melhor de tudo é que isso inclui controle de caixa separado por usuário e relatórios de conferência.

Considerando todas as vantagens e facilidades que a plataforma dispõe, fica clara a comodidade que gera e o quanto isso pode melhorar não só o atendimento com o cliente, mas também a percepção da equipe sobre a sua forma de gestão e relacionamento com colaboradores. Prova o interesse em trazer boas práticas ao trabalho interno, e consequentemente, eleva o comprometimento também do funcionário com a empresa.